Níveis da escrita

A sondagem do nível da escrita pode nos ajudar a compreender melhor os níveis do conhecimendo do educando não- alfabetizado fornecendo pistas para o aluno tornar-se alfabético através
de recursos metodólogicos que ajudem a avançar no processo de construção da escrita.Nesse processo, a sondagem diagnóstica capacita o educador a conhecer as hipóteses das crianças envolvidas:
PRÉ-SILÁBICO
Neste nível, a criança apresenta 03( três) fases:

1. Fase de desenhos;
2. Fase de garatujas;
3. Fase Pré-Silábica.

CARACTERISTICAS
• Escrever e desenhar têm o mesmo significado;
• Não relaciona a escrita com a fala;
• Não diferencia letras de números;
• Realismo Nominal;
• Não aceita que seja possível escrever e ler com menos de três letras;
ATIVIDADES
• Letra inicial do nome de cada criança;
• Atividades de escrita espontânea;
• Desenho livre, pintura, recorte, dobradura;
• Produção de texto oral;
• Utilizar jogos;
• Associar imagem/escrita

SILÁBICO
Neste nível o educando apresenta 02 (duas ) fases:
Escrita silábica sem valor sonoro;
Escrita silábica com valor sonoro.
CARACTERISTICAS
• Já supõe que a escrita representa a fala;
• Tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro às letras;
• Cada fonema é representado por uma letra;
• Em frases, pode escrever uma letra para cada palavra.
ATIVIDADES
Todas as atividades do nível anterior;
Alfabeto móvel para escritas significativas;
Associar o desenho ao seu nome;
Colocar letras em ordem alfabética;
Contar a quantidade de palavras de uma frase;
Cruzadinha; Caça-palavras.

SILÁBICO-ALFABÉTICO
A escrita apresenta sílabas completas e sílabas representadas por uma só letra.
CARACTERISTICAS
Compreende que a escrita representa os sons da fala;
Reconhece o som das letras;
Pode omitir alguma letra na escrita;
Atribui o valor do fonema em algumas letras;
ATIVIDADES
Ditado de palavras conhecidas;
Reescrever histórias.
Jogos e atividades com alfabeto móvel;
Jogos de memória, bingo, dominós;

ALFABÉTICO
Neste nível a criança faz a correspondência da escrita com a fala, o que favorece a diferenciação das palavras pelos sons e sinais gráficos da língua.
CARACTERISTICAS
Compreende a função social da escrita: comunicação;
Conhece o valor sonoro de todas ou quase todas as letras;
Inicia preocupação com as questões ortográficas;
Procura adequar a escrita à fala;
ATIVIDADES
Produção de textos a partir do desenho do aluno;
Construção de palavras com sílabas e alfabetos móveis;
Jogos: mico, bingo, memória, dominó (com palavras e sílabas iniciais ou finais);
Distinção de uma só sílaba na palavra escrita;

1 comentário

Magnólia Sampaio em 3 de maio de 2012 14:07

Deus te abençoe, querida, vc me ajudou muito com esse esclarecimento.